Image







Image


















Image














Image

A importância da ração certa:
É extremamente importante criar um animal equilibrando a alimentação com volumoso e ração animal de qualidade. Um animal não vai ser completamente saudável se não receber todos os nutrientes equilibrados na sua alimentação, e o volumoso não é suficiente para isso.
Os melhores produtos para uma boa nutrição animal são aqueles destinados à idade correta e à utilidade do animal. Potro em crescimento, por exemplo, precisa de nutrientes em porcentagens diferentes que um cavalo. Um equino atleta tem necessidades de energia e carece de maior atenção da nutrição animal na suplementação. Converse agora messmo conosco para que avaliemos a melhor ração para seu campeão.

Bem Estar Animal:
O conceito de bem-estar animal refere-se a uma boa ou satisfatória qualidade de vida que envolve determinados aspectos referentes ao animal tal como a saúde, a felicidade, a longevidade (Tannenbaum, 1991; Fraser, 1995). Um dos conceitos mais populares de bem–estar animal foi dado por Barry Hughes que o define como "um estado de completa saúde física e mental, em que o animal está em harmonia com o ambiente que o rodeia" (Hughes, 1976). Outra definição foi dada por Broom (1986) em que o bem-estar animal é definido pela "sua capacidade em se adaptar ao seu meio ambiente". No entanto há diversas perspectivas sobre o que é mais importante para se obter essa qualidade de vida. Todas essas perspectivas levam a que possamos perceber que há muitos aspectos a ter em atenção e que nenhum deles podem ser considerados certos ou errados, mas que apenas correspondem a diferenças de valores e de opiniões. Assim, o conceito de bem-estar animal tem de representar um consenso entre os cientistas e o público em geral. Tendo por base este consenso surgiu as cinco liberdades dos animais teoria criada pelo professor John Webster e divulgada pelo Farm Animal Welfare Council (FAWC): ele deve ser livre de fome e de sede; livre de desconforto; livre de dor, lesões ou doença; livre para expressar os seus comportamentos normais; livre de medo e aflição.

Diabetes Canina:
O Diabetes Mellitus é uma doença endócrina comum em cães e é caracterizada por um aumento da glicemia. Este aumento ocorre devido a deficiência de insulina ou da incapacidade da mesma em exercer suas funções. A insulina é produzida por algumas células do pâncreas e tem como uma das funções o transporte da glicose do sangue para o interior das células. Os sinais clínicos são: 1. Aumento da ingestão de alimentos 2. Perda de peso 3. Aumento da quantidade de urina 4. Aumento da ingestão de água O diagnóstico é feito através dos sinais clínicos somados ao aumento da glicemia em jejum e presença de glicose na urina. É importante que quando diagnosticada a doença o animal passe por um check up geral, que inclui hemograma, avaliação da função renal, controle de enzimas hepáticas e cultura urinária. O tratamento é feito com a aplicação de insulina e terapia dietética voltada para a doença. O controle é feito através da aferição periódica da glicemia, dosagem de frutosamina, urinálise e quando necessário a realização de curva glicêmica. Vale lembrar que quando diagnosticada a doença, seu cão se torna totalmente dependente dos seus cuidados, precisando de carinho e atenção por toda vida! Em caso de dúvidas, consulte um Médico...

A importância da vacinação:
Manter a carteirinha de vacinação atualizada é fundamental para a saúde do seu pet. De acordo com as “Novas diretrizes vacinais para cães – uma abordagem técnica e ética”, publicadas na revista científica Clínica Veterinária, a vacinação ainda é o método de proteção mais confiável e eficaz contra as doenças infecciosas que acometem os animais. Além disso, quanto mais cães e gatos forem vacinados, maior será a proteção geral, pois a imunizaçãoem massa produz o chamado “efeito rebanho.” “Imagine se conseguirmos vacinar 80% dapopulação. Aqueles 20% que não foram vacinados ficam protegidos porque estão no meio dos outros”, explica o médico veterinário César Dinóla, doutor em Microbiologia e um dos autores do documento.

Voltar para o topo >>